Não faz muito tempo que falar de futebol entre mulheres se resumia a “um grupo de homens correndo atrás de uma bola”. Futebol feminino, então, era um assunto praticamente ignorado. Mas para a sorte do público feminino que gosta do esporte, esse cenário vem mudando a cada ano.
Hoje, existem grandes nomes de meninas surgindo no futebol nacional, participações marcantes em competições internacionais e reconhecimento através de títulos, inclusive com peneiras anuais nos maiores times para descoberta de novos talentos. Clubes como Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos e Vasco da Gama contam com suas jogadoras e disputam o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino anualmente. O próprio Campeonato existe desde 1983, com apenas alguns anos sem disputa.
Um dos nomes de maior destaque mundial no esporte é a jogadora brasileira Marta Vieira da Silva, que apareceu no Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, deu grandes passos defendendo o Umeå IK, da Suécia, e atualmente joga pelo Western New York Flash, dos EUA - onde o futebol feminino é muito mais tradicional. A jogadora tem uma trajetória singular: mesmo sem ter levador nenhum título além dos Pan-Americanos de 2003 e 2007, foi escolhida como a melhor jogadora de futebol do mundo de 2006 a 2010, ganhou a Bola de Ouro da FIFA em 2010 e coleciona artilharias nos muitos campeonatos que já disputou.
E por falar em campeonatos, as mulheres também têm sua Copa do Mundo. Criada em 1991, a disputa acontece de quatro em quatro anos e teve como vencedoras apenas três seleções: Alemanha (2003 e 2007), EUA (1991 e 1999) e Noruega (1995). O Brasil já chegou a um segundo lugar, em 2007, e a um terceiro, em 1999. Para a próxima, que acontece em junho deste ano, na Alemanha, fica a expectativa da tão aguardada vitória canarinha!
Fonte: http://www.portalvital.com/saude/esporte/a-hora-e-a-vez-das-mulheres-no-futebol
Nenhum comentário:
Postar um comentário