Praticar exercícios físicos é superimportante para a saúde. Que tal aproveitar, então, os benefícios do Pilates? Além de corrigir a postura, ele enrijece os glúteos, a parte interna das coxas e o abdome. E tem feito a cabeça – e o corpo – de celebridades como Madonna, Mariana Ximenes e Deborah Secco.
Uma das modalidades de Pilates é realizada por meio de aparelhos e acessórios específicos, e, em vez de pesos, utiliza molas para tonificar os músculos. O fisioterapeuta e professor do método para profissionais, Edelberto Tortato, explica que a técnica é composta por etapas crescentes de aplicação. “Há os exercícios de pré-solo, que utilizam apenas o peso do próprio corpo e a ação da gravidade. Isso evolui até chegar aos aparelhos, quando há uma espécie de iniciação”, completa.
Edelberto afirma que, além de prevenir patologias, como osteoporose e pressão alta, o método muda o estilo de vida dos praticantes. “Quem opta pela prática do Pilates passa a se preocupar em obter e manter o desenvolvimento uniforme do corpo e da saúde mental, e também começa a realizar suas atividades diárias com mais facilidade”, diz ele.
Quem pode fazer Pilates?
O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, seja jovem ou idoso, e também é ótimo para crianças, pois ajuda a corrigir a postura. Apesar disso, o método tem algumas contraindicações. Segundo o fisioterapeuta Alexandre Delgado, para direcionar o trabalho é realizada uma avaliação postural no início. Nesse momento, é identificado se a pessoa está apta a realizar os exercícios e em que módulo pode começar.
Em geral, o Pilates não é indicado para pacientes que estejam passando pelo período crítico de uma doença. Há ainda casos de limitações pessoais, em que alguns exercícios do método não devem ser praticados. “Quem sofre de problemas cardíacos, por exemplo, não pode realizar posições de inversão – ficar de ponta cabeça. Nem quem tem labirintite, glaucoma ou pressão alta”, enumera Delgado.
Além disso, é importante ficar atento às indicações básicas para começar qualquer atividade física, como evitar a prática durante os três primeiros meses de gestação. Seguindo essas orientações, basta ter, no mínimo, quatro anos de idade para aproveitar todos os benefícios do método. Conheça mais sobre a origem do Pilates
Fonte: http://www.portalvital.com/saude/esporte/uma-aula-gostosa-e-cheia-de-movimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário