Você acha que um vestido bem passado faz diferença no visual? Adora se deitar em uma cama forrada com um lençol lisinho e perfumado? Se a sua resposta foi “sim” para essas perguntas, mas ainda encara o momento de passar roupa como um grande desafio, prepare-se. Agora, você vai aprender todos os cuidados e truques necessários para realizar este trabalho sem esquentar a cabeça e obter ótimos resultados!
- Tenha um bom ferro de passar. “O modelo a vapor facilita a eliminação de rugas e vincos, mas não pode ser usado em todos os tipos de tecido. Prefira o que tem termostato, para que você possa ajustar a temperatura de acordo com a necessidade”, aconselha Ana Maria Afonso, consultora de organização pessoal.
- Verifique se o ferro está limpo. Se não estiver, esquente-o e desligue da tomada. Esfregue uma palha de aço envolvida em um pano na parte suja e depois passe um pano úmido para tirar os resíduos. Mas atenção: essa dica não serve para os eletrodomésticos revestidos por teflon.
- “Geralmente, a temperatura ideal em que a peça deve ser passada vem indicada na etiqueta. Caso não encontre essa informação, aumente a temperatura do ferro aos poucos”, ensina Ana.
- Não deixe as roupas expostas ao sol por muito tempo, pois elas ficam mais difíceis de passar. O ideal é que sejam recolhidas do varal assim que estiverem secas. Em seguida, separe as que precisam ser passadas daquelas que dispensam o uso do ferro. Dobre-as com muito cuidado, deixando-as bem esticadas para evitar que amassem mais.
- “Separe as peças de acordo com o tipo de tecido: passe primeiro as mais leves e delicadas até chegar às mais pesadas, como o jeans”, ensina Heloisa Sundfeld, consultora da Help Personal Assistant.
- Use produtos que auxiliam na remoção de vincos e partes enrugadas, como o Passa Roupa Comfort. O produto faz com que o ferro deslize mais facilmente sobre o tecido e ainda deixa um perfume delicioso.
- As peças pretas e de tecidos como crepe, cetim, seda e linho devem ser passadas do avesso. Outra opção é colocar um pano bem fino por cima. Isso evita brilhos e marcas indesejáveis. Siga a mesma orientação para os itens delicados, com bordados, aplicações ou estampas emborrachadas e use o ferro em baixa temperatura.
- Quer facilitar o serviço na hora de passar a camisa social? “Depois de lavada, pendure-a no cabide, bem esticada, de modo que não fique com dobras. Arrume o colarinho, os punhos e feche os botões”, aconselha Heloisa.
- “Comece a passar a camisa pelo colarinho reto, sem dobrar, e depois siga para os punhos e as mangas. Em seguida, vá para a parte frontal, deslizando com cuidado o ferro na área próxima aos botões. Finalize passando as costas”, ensina Ana.
- “Para passar peças plissadas, alinhave todas as pregas, passe a roupa e, depois, solte a linha. É possível também fixá-las com alfinetes, para que elas não saiam do lugar”, ensina Heloisa.
Fonte: http://www.portalvital.com/sua-casa/roupa/roupas-sempre-bem-passadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário